Search

Consulta Pública

Procedimento DVOR RWY 35 LPCS



Nos termos e para os efeitos do artigo 20º, designadamente da alínea f) do seu nº 2, do Regulamento nº 100/2010 do INAC (atual ANAC) publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 35, de 19 de fevereiro de 2010, submete-se a consulta das entidades especialmente interessadas a proposta de projeto “Procedimento DVOR RWY 35 LPCS”, pelo prazo de 10 dias úteis que termina em 16 de junho de 2021.

No âmbito do Artigo supramencionado, os procedimentos publicados através do pacote integrado de informação aeronáutica, devem ser revistos periodicamente, num intervalo máximo de cinco anos, incluindo o processo de validação a que se referem os artigos 17.º a 19.º daquele regulamento, com o objetivo de assegurar o cumprimento dos critérios aplicáveis e confirmar que satisfazem as necessidades dos utilizadores.

A revisão do procedimento de aproximação DVOR RWY35 LPCS surge numa altura em que a publicação do procedimento de aproximação RNP RWY35 está em curso, bem como a publicação do Point Merge System na TMA de Lisboa (adiada para o primeiro trimestre de 2023, devido aos constrangimentos provocados pelo COVID19).

Neste sentido, a revisão deste procedimento procura basear-se em três aspetos:

  • Integrar os pressupostos do estudo do Point Merge System, iniciando o procedimento de aproximação no final do STAR desenhado para servir o procedimento de aproximação RNP RWY35 de Cascais;
  • Integrar os pressupostos concetuais do novo procedimento de aproximação RNP APCH para Cascais, na compatibilização das altitudes dos segmentos de aproximação. Procura-se ainda harmonizar a sua estrutura de forma a facilitar as operações das companhias aéreas, no sentido em que o caminho horizontal e perfil vertical dos segmentos de aproximação e de aproximação falhada se mantenham semelhantes;
  • Atualizar o procedimento de aproximação DVOR para a pista 35, de forma a melhorar a operacionalidade da prestação de serviços de tráfego aéreo.

Foram também tidos em conta, os comentários do piloto responsável pelo voo de validação, sugerindo a remoção das referências aos pontos RNAV, por forma a promover uma maior percetibilidade numa navegação que se quer convencional. Não houve alteração do procedimento, como resultado, houve sim a substituição da referência aos pontos RNAV por radial e distância à rádio-ajuda identificada no procedimento.

Nesta conformidade, as entidades especialmente interessadas no referido projeto poderão, querendo, enviar os respetivos comentários, para o endereço de correio eletrónico: consulta.publica@nav.pt



Consultar documentos:
Procedimento DVOR RWY 35 LPCS
Carta Procedimento