Search

Consulta Pública

Implementação de novos STAR's, SID's e CDO's RNAV1



Nos termos e para os efeitos do artigo 20º, designadamente da alínea f) do seu nº 2, do Regulamento nº 100/2010 do INAC (atual ANAC) publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 35, de 19 de fevereiro de 2010, submete-se a consulta das entidades especialmente interessadas a proposta de projeto “IMPLEMENTAÇÃO DE STARs, SIDs e CDOs RNAV1” para a Terminal de Faro, pelo prazo de 10 dias úteis que termina em 8 de julho de 2020.

Considerando que o crescimento de tráfego no setor da aviação sobrecarrega cada vez mais a utilização do espaço aéreo, surgiu a necessidade de o utilizar de uma forma mais eficaz, e mais eficiente, através da otimização de rotas e de procedimentos por instrumentos.

O Regulamento de execução 1048/2018 da Comissão Europeia veio estabelecer os requisitos de utilização do espaço aéreo e procedimentos operacionais relativos à navegação baseada no desempenho (PBN, Performace Based Navigation), em que determina a implementação de rotas SIDs e STARs, em conformidade com os requisitos da especificação RNAV 1 nas áreas de controlo terminal de alta densidade de forma a melhorar o desempenho da rede europeia de gestão de tráfego aéreo. 

Na elaboração deste projeto a NAV Portugal envolveu as partes interessadas do Setor e efetuou a devida Avaliação de Segurança.

Nesta conformidade, as entidades especialmente interessadas no referido projeto poderão, querendo, enviar os respetivos comentários, para o endereço de correio eletrónico: consulta.publica@nav.pt


Consultar documento