NOTÍCIAS


Estudo sobre o aumento da capacidade do Aeroporto de Lisboa

A NAV Portugal participou no Grupo de Trabalho criado no início de 2016, por despacho conjunto dos Secretários de Estado da Defesa Nacional e das Infraestruturas, para estudar a viabilidade da conversão da Base Aérea do Montijo (BA6) ao tráfego aéreo civil como utilização complementar ao Aeroporto de Lisboa, de modo a permitir uma solução integrada.
Na sequência dessa participação, e dos seus resultados, a empresa decidiu encomendar um estudo ao Eurocontrol para validar a solução do ponto de vista da Gestão do Tráfego Aéreo na área Terminal de Lisboa.
O resultado desse estudo, que contou com a participação indispensável de operacionais da NAV Portugal, veio demonstrar que é possível obter os resultados de capacidade pretendidos para esta solução, mas aponta também os atuais constrangimentos que necessitam de ser ultrapassados para os conseguir, quer ao nível do espaço aéreo, quer do design do aeroporto Humberto Delgado.
Para proporcionar aos interessados nesta matéria a possibilidade de analisar na íntegra o conteúdo desse relatório, decidimos publicá-lo no nosso portal. Esperamos assim contribuir para um melhor entendimento do público em geral das implicações ao nível da Gestão do Tráfego Aéreo que um projecto deste tipo pode ter.
Boa leitura.

Est_Euroc