Search

Notícias

HEADER_CISM_EN

15º Encontro Nacional de Pares CISM

CISM

15º Encontro Nacional de Pares CISM

O 15º Encontro Nacional de Pares CISM (Critical Incident Stress Management) realizou-se na Beloura-Cascais, nos dias 21, 22 e 23 de Maio.

Como habitualmente, na primeira manhã, foi realizado um Fórum com a apresentação de trabalhos de equipas que atuam na área da intervenção na crise, nacionais e estrangeiras.

A abertura do Encontro foi realizada por Abel Paraíba, Diretor de Safety and Security da NAV, seguindo-se o discurso do Dr. Jorge Ponce de Leão, CEO da NAV PORTUGAL, EPE que salientou a importância da recuperação do erro em profissões como o controle de tráfego aéreo, assim como o papel e relevância que o programa CISM assume nessa recuperação.

Seguidamente a agenda do Fórum CISM foi apresentada pela Dra. Marta Aleixo, coordenadora clínica do programa CISM.

A primeira apresentação do Fórum intitulada ‘The importance of CISM within NATS’ foi realizada por Lynn Combe, CTA e gestora do programa CISM na NATS (UK). O Programa CISM da NATS foi criado em 2004 exclusivamente para dar apoio aos CTA, tendo sido progressivamente estendido a todas as profissões da empresa. Este Programa atua ao nível da prevenção, intervenção na crise e reabilitação/resiliência. Paralelamente à formação de Pares CISM, são ainda desenvolvidas ações de formação específicas para todos os responsáveis de gestão da empresa de forma a sensibilizar as chefias sobre o programa CISM e sobre a importância da problemática da Saúde Mental (que afeta 1 em cada 4 cidadãos no Reino Unido).

Neste momento a maior aposta do programa é na prevenção, nomeadamente através de medidas como a criação de uma biblioteca de recursos, campanhas de alimentação saudável, saúde mental, gestão de fadiga, higiene do sono, yoga e cursos de Mindfulness, ginásios e zonas de Chill Out e a criação de uma linha ´SOS CISM´ (H24).

A segunda apresentação ficou a cargo de Niels Michael Høi, CTA e coordenador do programa CISM da NAVIAIR (Dinamarca). Intitulada `Debriefing on wrong track Lessons learned!´, relatou um incidente ocorrido no APP de Copenhaga e as lições aprendidas com a intervenção CISM após o referido incidente.

Após o coffee-break, seguiu-se a terceira apresentação `Critical Incident Stress Management: Lessons Identified in the Light of an accident´, realizada pela equipa CISM da FAP, representada pela psicóloga Sandra Arvelos e pelo CTA Nuno Gama, onde foi descrita a intervenção CISM após o acidente com um C-130 do qual resultaram várias vítimas mortais. Como conclusão e lições apreendidas referiu-se que uma pré-divulgação eficaz do que é a equipa CISM, para que serve e dos seus objetivos principais é essencial para que as pessoas estejam receptivas a receber esse tipo de ajuda. Um planeamento estratégico pré existente, bem como o treino continuado, a existência de protocolos dentro da própria organização e com equipas congéneres de apoio na crise é também essencial para o sucesso de intervenções desta magnitude.

A quarta e última apresentação, realizada pela psicóloga do INEM Joana Faria-Anjos intitulou-se ´Model for Crisis Intervention – INEM-Portugal’ e centrou-se na explanação do modelo SRM (Secure-Restore-Prevent) utilizado pelo INEM para intervenções na crise.

Os trabalhos da manhã foram encerrados com os discursos do SEGNA António Retorta e do coordenador nacional do Programa CISM José Correia que salientaram a importância do programa e do apoio que a NAV lhe tem concedido ao longo de todos estes anos, devendo este apoio ser um exemplo para todos aqueles que desvalorizam a importância do fator humano no sector ATM, quando na realidade é este que torna a segurança uma realidade.

O fórum terminou com uma sentida homenagem a dois importantes colegas, amigos e Pares da nossa equipa – João Pacheco e Rui Filipe – que relembramos com saudade e que permanecem vivos na nossa memória.

Da parte da tarde realizou-se a Reunião Anual da equipa CISM da NAV, onde foram debatidas questões ligadas à imagem institucional e divulgação do programa, bem como à renovação da equipa com a seleção e formação de novos Pares CISM, entre outros assuntos.

Nos dois dias seguintes decorreu a formação, ‘Planos de Resposta CISM em Caso de Acidente’, ministrada pelos psicólogos Marta Aleixo (NAV) e Bruno Vaz (Proteção Civil), com o objetivo de facultar formação avançada em Intervenção na Crise e Gestão de stress em situações de acidente ou incidente generalizado e com um elevado número de pessoas afectadas. Abordaram-se os diferentes tipos de intervenções CISM, os mecanismos de ativação da equipa, o planeamento estratégico e o sistema de resposta CISM.

Neste contexto foram organizados dois exercícios operacionais com todos os elementos da equipa, que foram divididos em dois grupos, alternando no papel de vítimas e de pares CISM. Na realização dos exercícios foram percorridas diversas fases, desde a ativação da equipa, até ao planeamento estratégico e finalmente à realização das intervenções, sendo cada uma das fases supervisionada pelos Formadores, pelo Coordenador Nacional do Programa CISM e pelos Profissionais de Saúde Mental da equipa.

Estes exercícios foram tão ricos em ensinamentos que os espaços de reflexão sobre os exercícios, realizados no segundo dia de formação, resultaram altamente participativos e pródigos em conclusões. Efectivamente, esta formação, com uma componente muito prática e com uma grande abrangência a nível dos diferentes tipos de intervenções, revelou-se extremamente útil para cimentar competências dos pares CISM.

No final, fica a convicção que os encontros anuais da equipa são essenciais para o aumento dos níveis de desempenho dos pares, mas também para o fortalecimento do espírito de grupo e de coesão da equipa.

A equipa CISM agradece à NAV por continuar a apoiar e a desenvolver o programa.

CISM1