Search

Notícias

HEADER_CISM_EN

14º Encontro Nacional de Pares CISM

14 encontro CISM


Realizou-se no passado mês de Maio, durante os dias 29 a 31 na vila de Tróia, o 14º Encontro Nacional de Pares CISM que, como já é habitual, foi um sucesso a vários níveis.

Este encontro anual tem vários objectivos, nomeadamente, realizar um balanço anual das actividades do programa, proporcionar formação e actualização dos Pares CISM nas suas competências técnicas e promover a divulgação e troca de experiências com os programas congéneres de outros países. Este ano, como é tradição, tivemos valiosas apresentações das ANSP da Noruega, Suíça e do Eurocontrol de Maastricht demonstrativas da realidade operacional daquelas prestadoras que enfrentam desafios similares aos da realidade Portuguesa. Contámos ainda com apresentações das actividades da Equipa CISM da NAV Portugal assim como da European Association for Aviation Psychology.

A manhã do primeiro dia do 14º encontro foi inteiramente dedicada ao Fórum, tendo este sido aberto pelo Sr. Rui Filipe (SEGNA), decorrendo as apresentações dos convidados e do programa CISM da NAV ao longo da mesma. Sua Exa. o Sr. TenCor. Albano Coutinho, presidente do concelho de administração da NAV, no final dos trabalhos fez uma declaração sublinhando de forma inequívoca o total apoio e interesse da NAV Portugal no sucesso e continuação do programa CISM, pois esta é uma empresa que valoriza os seus recursos humanos e que sabe que ao valorizar estes recursos está a criar uma empresa mais forte e preparada para o futuro. Os trabalhos da manhã foram encerrados pelo coordenador nacional do programa CISM, o Sr. António Retorta, que agradeceu a todos o seu apoio e contribuição para o sucesso que o programa tem tido.

De salientar que para além de Sua Exa. o Sr. TenCor. Albano Coutinho, estiveram presentes os Vogais do Conselho de Admistração, a Srª Dr.ª Egídia Martins e o Sr. Eng.º. Francisco Gil, assim como o Sr. José Matos (Safety Manager), o Sr. Mário Neto (DSEQ), o Sr. Carlos Reis (DOPLIS), o Sr. Dr. José Saragoça (GABJUR) e a Srª. Ana Coimbra em representação da FORMA.

Não menos importante, cumpre-nos destacar também a representação das várias instituições externas como a Força Aérea Portuguesa, Marinha, Polícia Judiciária, Protecção Civil, IFATCA, Skyguide, AVINOR, Maastricht Upper Area Control (MUAC), European Association for Aviation Psychology (EAAP), USCA e NetJets.

Os dois dias seguintes foram inteiramente dedicados à formação em “Stress and Burnout Relief Program” dos Pares CISM. Esta formação, visou numa primeira fase uma revisão dos conceitos de Stress, Stress Agudo, Stress Crónico e Burnout, assim como a identificação de fontes de stress no trabalho e estratégias para lidar com o mesmo.

Numa segunda fase, realizaram-se exercícios práticos de forma a consolidar conhecimentos e a treinar técnicas para aplicar com os colegas.

Uma vez mais, o encontro anual CISM foi um sucesso. Divulgou-se o programa, interna e externamente, trocaram-se experiências, consolidaram-se equipas, adquiriram-se novas competências, e acima de tudo manteve-se a inabalável vontade de continuar e aprofundar o programa CISM da NAV Portugal.