Search

Notícias

HEADER_CISM_EN

13º Encontro Nacional de Pares CISM

CISM2013

13º Encontro Nacional de Pares CISM

Este ano o Encontro Nacional de Pares CISM realizou-se na ilha do sol, na pequena e emblemática ilha de Santa Maria. O regresso às origens profissionais para uns, o conhecer pela primeira vez este importante órgão da NAV para outros…

O fórum CISM, que teve lugar na primeira manhã do Encontro, foi preenchido por diversas apresentações. 

A primeira foi realizada pela Dra. Marta Rego, psiquiatra no hospital do Divino Espirito Santo, intitulada ‘Primeiros socorros psicológicos – ênfase no prestador. A apresentação caracterizou o tipo de resposta que é dada em situações de crise e sublinhou a necessidade de criar um protocolo que ainda é inexistente nos Açores.

A segunda apresentação ficou a cargo da equipa CISM de Maastricht. Foi descrita a forma como a equipa é eleita, a formação inicial e os refrescamentos anuais existentes (onde se recorre a atores profissionais para tornar os Role Play mais realistas), os mecanismos de activação e de funcionamento da equipa e o facto de os CTA poderem ser dispensados de funções operacionais para intervirem como pares CISM. Foi também referida a importância de formações adicionais sobre outras situações crise psicológica, uma vez que o programa não é estanque e pode ter que intervir em incidentes críticos que não os meramente operacionais.

A terceira apresentação, a cargo da equipa CISM da FAP (Força Aérea Portuguesa) intitulou-se ‘Validação do Programa CISM – 10 anos de atividade’. Foram apresentados os objetivos que levaram à constituição da equipa e a caracterização da mesma, bem como a validação que foi feita ao programa através de inquérito realizado aos CTA da FAP. Dos resultados do inquérito concluiu-se que há um conhecimento do Programa e dos seus princípios de atuação, existindo evidências da presença de incidentes críticos no contexto profissional e pessoal que sublinham a relevância e utilidade de um Programa desta natureza.

Os trabalhos da manhã foram encerrados com a apresentação ‘CISM Famílias’ feita pelo PSM Carlos Mendonça e pelos colegas da equipa do TWRFUN. Esta iniciativa consistiu na apresentação do programa CISM às famílias de CTA e TICAS, seguida por uma visita à torre. Este evento foi muito bem recebido pelos familiares, sendo elevado o número de participantes. Para além de enquadrar o programa para que os familiares possam adequar melhor o seu envolvimento, serviu também como nova forma de divulgação do programa aos restantes colegas da Madeira.

Da parte da tarde realizou-se a reunião da equipa CISM da NAV, onde foi anunciado o novo coordenador nacional do programa – CTA António Retorta. Foram abordadas questões e identificados problemas ainda por resolver, nomeadamente a formação CISM a Supervisores e Instrutores, bem como perspetivas futuras de evolução do programa.

Nos dois dias seguintes a equipa CISM recebeu mais uma formação - Advanced Group Crisis Intervention’ - ministrada pelo formador Dennis Potter. Abordaram-se temas como a importância e benefício do apoio de grupos, os princípios e mecanismos de funcionamento grupal e as especificidades deste tipo de intervenções (por oposição à mais habitual one-to-one) em casos de catástrofe, morte e suicídio.

No final da formação foi prestada uma pequena homenagem e reconhecimento por parte de toda a equipa ao CTA Rui Filipe, que agora termina funções como coordenador nacional.