Search

Notícias

HEADER_CISM_EN

11º Encontro Nacional de Pares CISM

ENPC11

11º Encontro Nacional de Pares CISM

Decorreu em Lisboa, entre 29 e 31 de Março, no Hotel Tryp Lisboa Aeroporto, mais um Encontro anual da Equipa CISM (Critical Incident Stress Management) da NAV - o décimo primeiro, desde que a equipa foi criada.

Este foi o primeiro Encontro para os 15 novos pares da equipa, após o processo de candidatura e selecção mais concorrido na história do Programa e a formação respectiva que teve lugar em Dezembro de 2013. Este Encontro teve também um significado especial, pois pela primeira vez todas as vagas para Pares na Equipa se encontram preenchidas. Tal como na formação inicial dos novos Pares, decidiu a Comissão Coordenadora do Programa convidar para os dois dias de formação da Equipa no Encontro pares de equipas CISM da FAP (Força aérea Portuguesa), dos Pilotos e Pessoal de Cabine. Esta decisão, baseada no especificado no Protocolo nacional do Programa, visa o estabelecimento e desenvolvimento de redes no sentido de assegurar a uniformização dos procedimentos, para que, em caso de necessidade, Pares de diferentes equipas na área ATM possam trabalhar juntos.

Esta abertura determinou um acréscimo de coordenação prévia, adicionado ao já imenso trabalho de preparação necessário para a organização de um evento desta dimensão. Tal apenas foi possível graças ao esforço e dedicação da Coordenadora Clínica do Programa, Dr.ª. Marta Aleixo Aguilar; no termo do seu primeiro ano de actividade, a Dr.ª. Marta adaptou-se de um modo exemplar às suas novas funções na NAV, integrando-se rapidamente na Equipa e no Programa, tendo excedido totalmente as expectativas, tanto em termos de capacidade organizativa e competência técnica como de desempenho e trabalho desenvolvido. É graças ao seu contributo que a renovação da Equipa é, agora, uma realidade.

No primeiro dia de manhã teve lugar o habitual Fórum, aberto à participação de equipas CISM, nacionais e estrangeiras, e que contou com a presença do Sr. General Luís Figueiredo e do Sr. DSEQ, CTA Mário Neto, demonstrando a relevância que este Programa tem para a NAV.

Este nosso espaço de divulgação e partilha de ideias contou este ano com a maior participação de sempre, não apenas por parte dos Pares da nossa Equipa - finalmente completa - mas também por parte de elementos de outras equipas CISM congéneres e de entidades na área da gestão de stress e intervenção na crise: 11 elementos da Equipa CISM da FAP, 2 elementos da Equipa CISM One on One (Pilotos), 5 elementos da Equipa CISM do Pessoal de Cabine, 12 psicólogos da Marinha portuguesa, 3 elementos da equipa CISM da Net-jets (membro da Stifftung Mayday), 2 elementos da Equipa CISM da Skyguide, 3 elementos do Care Team da TAP, a Dr.ª. Guida Manuel, da Polícia Judiciária e o Dr. Carlos Pereira, da Autoridade para as Condições de Trabalho.

A Administração da NAV, na pessoa do Sr. General Luís Figueiredo, procedeu à abertura dos trabalhos deste Fórum, referindo a importância do Programa CISM para a NAV, o sucesso e grande implantação do Programa e reiterando a continuidade do apoio a este projecto.

De seguida o SEGNA, CTA António Guerra, procedeu a uma breve resenha histórica do Programa, concluindo a Equipa e o Programa souberam resistir às dificuldades e renovar-se, tendo trilhado o caminho da autonomia e da maioridade e constituindo-se hoje como uma realidade para todos os potenciais utilizadores.   

A primeira apresentação intitulada ‘Working Conditions Authority (ACT)’  foi efectuada pelo Dr. Carlos Pereira, da Autoridade para as Condições de Trabalho. O orador apresentou a ACT, detalhando as suas diversas áreas de actividade e organização e apresentando, na sua qualidade de representante e focal point EU-OSHA, a campanha europeia desta organização - “Managing stress and psychosocial risks at work” - para a gestão do stress e dos riscos psicossociais no trabalho.  

A segunda apresentação - “CISM organization at Skyguide” - ficou a cargo de Claudine Meyer-Sager e Andrea Meystre, da equipa CISM da Skyguide. Nesta apresentação as oradoras apresentaram o Programa CISM da Skyguide, nas suas áreas de intervenção, composição da Equipa e dados estatísticos sobre a actividade, descrevendo ainda o processo de activação da equipa na sequência de um incidente crítico.

A terceira apresentação, “Implementation of CISM into a multi-national and  multi-cultural AOC Operator” esteve a cargo de Thomas Born, Vanessa Thorne e Tatiana Ivanovsky da equipa CISM da NetJets. Os oradores apresentaram a equipa e respectiva organização, salientado as particularidades e especificidade de implementação de um Programa CISM numa empresa multi-nacional e multi-cultural e as dificuldades de intervenção quando consideramos a pulverização de destinos operacionais de uma companhia aérea como a Netjets.

A quarta apresentação, “CISM - Detached in scenarios of conflict”, da Equipa CISM da FAP, esteve a cargo do Sargento-mor Rogério Ferreira. Consistiu numa interessante descrição da problemática da intervenção da crise em cenários de conflito, decorrente da sua recente experiência durante um destacamento no Afeganistão. Nesta apresentação identificaram-se as preocupações mais comuns entre o pessoal em missão – medo do desconhecido, problemas de comunicação, segurança (tanto física como a nível logístico) e aspectos relacionados com a saúde e bem-estar psicológico – bem como as estratégias adoptadas, a nível pessoal, para dar resposta às particularidades da intervenção na crise num cenário tão diverso do seu ambiente operacional habitual.

A última apresentação deste período da manhã - “In the event of a disaster - Family Assistance Programs” - esteve a cargo de Helena Matias da TAP Care Team. Procedeu-se à apresentação do Care Team da TAP, criado com o objectivo de prestar a necessária assistência aos familiares, vítimas e sobreviventes de um acidente ou incidente grave. Descreveu-se a organização e activação desta equipa, a sua constituição e a selecção e treino do pessoal voluntário, detalhando-se a missão e tarefas do Care Team.

O encerramento dos trabalhos deste fórum esteve a cargo do Coordenador nacional da equipa, CTA Rui Filipe.

Após o almoço, aberto aos convidados e equipas presentes na parte da manhã, e que contou com a presença de sua Exª. o Sr. Engº. Luís Coimbra, Presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, realizou-se a reunião da equipa CISM da NAV, durante o período da tarde. Nela se procedeu à análise do trabalho desenvolvido durante o ano de 2013, identificando-se as áreas no âmbito do Programa a dar continuidade e o trabalho a desenvolver durante o corrente ano e em anos futuros.

No segundo e terceiro dia do Encontro a equipa recebeu uma formação ministrada pelo Dr. Sam Bernard, do ICISF (International Critical Incident Stress Foundation), intitulada ‘Advanced Individual Crisis Intervention & Peer Support’. Esta formação revelou-se apropriada como refrescamento da formação inicial para os Pares mais antigos da equipa, constituindo-se ao mesmo tempo como formação complementar à formação inicial recebida pelos novos Pares da Equipa sobre a Intervenção Individual na Crise, ao abordar, por exemplo, as temáticas específicas do luto e do suicídio.

A abertura desta formação à participação de elementos de outras equipas CISM congéneres na área ATM revelou-se uma grande mais-valia para o grupo, não apenas pela partilha de diferentes experiências mas também pela riqueza e dinamismo que trouxe às actividades de grupo e de role-play.

Foi unânime o reconhecimento, por parte de todos os Pares envolvidos, de que este modelo deverá, se possível, ser mantido em Encontros futuros, para já estando previsto para o próximo Encontro Anual da Equipa CISM da NAV, que terá lugar na ilha de Stª. Maria, nos Açores, durante o primeiro trimestre de 2015.