AIS/EAD

Os Serviços de Informação Aeronáutica constituem o prestador nacional que operacionaliza a gestão, partilha e integração de dados aeronáuticos e informação aeronáutica num contexto de interdependência com todas as entidades que originem e utilizem esses dados/informação e com os outros prestadores internacionais.

A informação aeronáutica descreve a realidade da infraestrutura de navegação aérea dentro de seu contexto geoespacial subjacente e em função de uma temporalidade específica.

Os Serviços de Informação Aeronáutica estão integrados num contexto de interoperabilidade com a EAD (European AIS Database) um projeto europeu desenvolvido no âmbito do EUROCONTROL, com o objetivo de aumentar a segurança e os níveis de capacidade do tráfego aéreo na Europa. A EAD é composta por uma base de dados europeia para os serviços de informação aeronáutica e AIS visando a harmonização dos dados e a obtenção melhorada de exatidão, acessibilidade e disponibilidade dos dados aeronáuticos.

A Base de dados AIS Europeia (EAD) providencia dados aeronáuticos dinâmicos e estáticos, de qualidade garantida, aos prestadores do Serviço de Tráfego Aéreo Europeu e operadores de aeronaves, baseando-se num conceito de gestão centralizada, cabendo aos estados participantes, gerir e atualizar a informação correspondente numa base de dados nacional (SDO) interdependente com a EAD.

Dimensões funcionais dos Serviços de Informação Aeronáutica interdependentes com a EAD e produtos disponibilizados:

 

  • WFM (Work Flow Management

O WFM é uma aplicação disponibilizada via WEB para fornecimento de dados aeronáuticos e informação aeronáutica pelos originadores através de uma ligação eletrónica direta viabilizando a interação com a base de dados (SDO).

 

  • Operação da base de dados SDO (Static Data Operation)

A base de dados SDO é estruturada no modelo AIXM (Aeronautical Information Exchange Model) que contém entidades como aeródromos/heliportos, ajudas rádio, pontos georeferenciados, rotas, procedimentos, espaço aéreo, dados de organização/autoridade, serviços e obstáculos, os seus atributos e o seu sistema de relações e interdependências.

A base de dados SDO integra a base de dados da EAD, num contexto de interoperabilidade, garantindo uma cobertura mundial e possuindo facilidades para a introdução e verificação de informação aeronáutica e ferramentas de reporte gráfico.

 

  • eAIP (Publicação de Informação Aeronáutica)

A AIP de Portugal constitui a publicação aeronáutica nacional de referência. A AIP contém informação relativa à organização, operação e localização de aeródromos, rádio ajudas e facilidades, bem como qualquer informação pertinente à segurança dos voos no espaço aéreo.

O sistema de produção eAIP permite a gestão, produção e manutenção e disponibilização de informação de natureza estática num formato que permite o intercâmbio e disponibilização eletrónica da informação.

 

  • Manual VFR

O Manual VFR é produzido e disponibilizado de acordo com as necessidades específicas das operações aéreas com regras de voo visual.

 

  • Cartas Aeronáuticas

O sistema de produção de cartas aeronáuticas permite a gestão, produção e manutenção de cartas aeronáuticas para integração em AIP e no Manual VFR.

 

  • PAMS (Published AIS Management System)

O sistema PAMS constitui um repositório eletrónico dos AIP, publicações associadas e cartas aeronáuticas de um número significativo de países, permitindo o armazenamento das publicações nacionais e a visualização e impressão de todos documentos publicados.

 

  • Operação NOTAM

No âmbito do Centro Internacional NOTAM de Portugal os Serviços de Informação Aeronáutica  são  responsáveis pela gestão, produção e manutenção da informação de natureza dinâmica (NOTAM), em interoperabilidade com a base de dados europeia (EAD).

  • Serviço de Informação Antes de Voo

O sistema INO DU, no ambiente EAD, com uma cobertura mundial, permite efetuar a gestão, produção e difusão de boletins de informação antes de voo e a gestão de rotas e perfis.

 

  • Processamento e gestão de Planos de Voo

A gestão dos planos de voo e mensagens associadas é efetuada no ambiente EAD em correlação direta com o IFPS (Integrated Initial Flight Plan Processing System) e CFMU(Central Flow Management Unit.

 

  • FPL e Briefing

A aplicação WEB FPL e Briefing foi desenvolvida de forma a facilitar o fornecimento de boletins de informação antes de voo e a submissão de planos de voo, via WEB, de forma automatizada, em qualquer lugar, a qualquer hora, 365 dias por ano.

O FPL e Briefing dos Serviços AIS da NAV Portugal disponibiliza aos utilizadores uma ferramenta para preparação do plano de voo, com possibilidade de extração de boletins de informação antes de voo customizados de acordo com as necessidades individuais, e com feedback permanente acerca do estado do plano de voo e das regulações de tráfego aéreo (SLOT). Permite adicionalmente o acesso a um repositório eletrónico de AIP de um número muito significativo de países.