Respostas a Perguntas/Dúvidas mais Frequentes

QUE FASES COMPREENDEM A REALIZAÇÃO DO CURSO PARA CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO?

Após o processo de recrutamento é efetuada uma seleção de candidatos ao curso. O passo seguinte é a realização de testes psicotécnicos bastante intensivos, que têm a duração de uma dia, após o que são realizados testes médicos, no sentido de aferir o estado de saúde do candidato. Outra etapa é uma entrevista final que dará, ou não, o acesso à frequência do curso de preparação específico para exercer a atividade. Este curso, que tem o nome de “Formação Inicial” tem a duração de cerca de 16 meses, durante o qual os instruendos têm todo tipo de formação teórico-prática.
Seguidamente é feito um estágio, que tem uma duração variável, embora nunca seja inferior a seis meses. O estágio é realizado em contexto real, que é denominado de “on-job training”, com um monitor (cada monitor tem apenas um estagiário) que é responsável pela avaliação e desempenho do candidato a controlador de tráfego aéreo.
Para ter a aprovação final é realizado um exame, que terá a duração aproximada de duas semanas, em que é acompanhado por vários monitores.
Esta última fase, assim como a anterior, acontece sempre em ambiente real e o examinado tem de estar apto a responder rápida e eficazmente a todas a solicitações decorrentes de um bom desempenho profissional. No final do teste haverá um colégio responsável pela certificação das competências do instruendo.

 

ONDE É MINISTRADO O CURSO PARA CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO E QUAIS OS REQUISITOS DE CANDIDATURA?

O curso para Controlador de Tráfego Aéreo é realizado na estrutura de Formação da NAV Portugal em Lisboa, após aceitação da candidatura e em função do número de vagas determinado para o concurso. As condições requeridas para candidatura no último concurso que teve lugar em setembro/outubro de 2017(que não implica que sejam as mesmas em futuros concursos), foram as seguintes:
- Os três primeiros anos completos de uma licenciatura ou o número equivalente de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) – 180 ECTS;
- Domínio oral e escrito das línguas Portuguesa e Inglesa;
- Idade máxima de 27 anos à data de 31 de dezembro de 2017.
À semelhança do referido, o próximo concurso (ainda não calendarizado) que vier a ser realizado terá uma ampla divulgação nos meios de comunicação social, bem como no site da NAV Portugal, em www.nav.pt.
Quanto às condições específicas, ou critérios de seriação, as mesmas serão explicitadas em momento oportuno.