DIREÇÃO DE OPERAÇÕES DA REGIÃO DE LISBOA (DOPLIS)

MISSÃO:

- Assegurar, de acordo com as normas e regulamentos nacionais e internacionais e nas melhores condições de segurança (safety & security) e eficiência, a prestação dos serviços de navegação aérea na Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa.


PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS SUB-ÁREAS:

Serviço de Tráfego Aéreo (TRALIS):
- Propor e implementar as políticas necessárias para assegurar uma gestão segura, eficiente e de qualidade dos serviços de tráfego aéreo na RIV de Lisboa.
- Coordenar a atividade de gestão do tráfego aéreo com  as RIV adjacentes, os aeroportos, as autoridades militares e outras entidades relevantes.

Centro de Controlo (CONLIS):
- Prestar os serviços de tráfego aéreo de rota na RIV de Lisboa e de aproximação ao aeroporto de Lisboa.
- Contribuir para a gestão dos fluxos de tráfego (ATFM).

FMP:
- Monitorar a evolução do tráfego da FIR de Lisboa e decidir de eventuais medidas ATFM a tomar.
- Dialogar com todos os parceiros envolvidos (CFMU, ACC, TWR, AO, ARO, FMP adjacentes) sobre questões respeitantes à operação ATFM corrente.

Informação e Comunicações Aeronáuticas (ICALIS):
- Difundir as informações e comunicações  aeronáuticas aos vários utentes internos e externos e prestar o serviço fixo de telecomunicações aeronáuticas na RIV de Lisboa.
- Gerir as atividades do Centro de Comunicações de Lisboa e do Centro Internacional de NOTAM.
- Prestar assessoria ao TRALIS na coordenação entre as áreas ICA dos órgãos da RIV de Lisboa.

Torre Lisboa (TWRLIS):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto de Lisboa.

Torre Porto (TWRPOR):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto Sá Carneiro.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto Sá Carneiro.
- Prestar os serviços de tráfego aéreo na TMA do Porto.

Torre Faro (TWRFAR):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto de Faro.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto de Faro.
- Prestar os serviços de tráfego aérea na TMA de Faro.

Torre Funchal (TWRFUN):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto da Madeira.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto da Madeira.
- Prestar os serviços de tráfego aéreo na TMA da Madeira.

Torre Porto Santo (TWRSAN):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto de Porto Santo. 
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto de Porto Santo.

Torre Cascais (TWRCAS):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeródromo de Cascais.
 
Manutenção (MANLIS):
- Assegurar o serviço de manutenção dos equipamentos e sistemas da RIV de Lisboa, de acordo com os requisitos e standards definidos, assegurando altos níveis de disponibilidade e fiabilidade dos mesmos equipamentos e sistemas.

Manutenção de Telecomunicações de Lisboa (TELLIS):
- Realizar a supervisão técnica dos sistemas e equipamentos aeronáuticos afetos à gestão de tráfego aéreo da RIV de Lisboa.
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos de telecomunicações aeronáuticas localizados no Centro de Controlo de Lisboa, na Torre de Lisboa e nas estações exteriores a eles associadas.

Manutenção Electromecânica (MELLIS):
- Efectuar a manutenção dos sistemas eletromecânicos afetos a todos os centros de atividade das operações da RIV de Lisboa.

Manutenção Faro (MANFAR):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto de Faro e nas estações exteriores a ela associadas.

Manutenção Porto (MANPOR):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto Sá Carneiro e nas estações exteriores a ela associadas.

Manutenção Funchal (MANFUN):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto do Funchal e nas estações exteriores a ela associadas.

Manutenção Porto Santo (MANSAN):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto do Porto Santo e nas estações exteriores a ela associadas.

Segurança e Apoio Geral (SAGLIS):
- Avaliar os níveis de Segurança (Security) do Edifício 118 e instalações afetas à prestação de serviços da DOPLIS, propondo e executando as medidas necessárias à implementação do Plano de Segurança.
- Prestar Apoio Geral nas áreas de Transportes, Expediente, Fundo Fixo e Manutenção de Instalações afetas aos órgãos da RIV de Lisboa.
- Coordenar as ações no âmbito dos programas de SHST da DOPLIS.
- Realizar pequenas compras de carácter urgente.

Taxas de Rota (TXRLIS):
- Compilar, tratar e enviar para o EUROCONTROL os dados de voo na RIV de Lisboa, necessários à recuperação de custos através do mecanismo de taxas de rota.
- Enviar para o EUROCONTROL os dados de voo na RIV de Santa Maria, necessários à recuperação de custos através do mecanismo de taxas de rota.

Escalas:
- Dar apoio à gestão de recursos humanos, nomeadamente através da elaboração, processamento e disponibilização de escalas de serviço que garantam a operacionalidade dos órgãos.
- Colaborar na gestão administrativa de assiduidade, trabalho suplementar e planos de férias.
 

CONSULTAR RESTANTES DIREÇÕES