DIREÇÃO DE OPERAÇÕES DA REGIÃO ATLÂNTICA (DOPATL)

MISSÃO:

- Assegurar, de acordo com as normas e regulamentos nacionais e internacionais e nas melhores condições de segurança (safety & security) e eficiência, a prestação dos serviços de navegação aérea na Região de Informação de Voo (RIV) de Santa Maria.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS SUB-ÁREAS:

Serviço de Tráfego Aéreo (TRAATL):
- Propor e implementar as políticas necessárias para assegurar uma gestão segura, eficiente e de qualidade dos serviços de tráfego aéreo na RIV de Santa Maria.
- Coordenar a atividade de gestão do tráfego aéreo com os aeroportos, as RIV adjacentes, as autoridades militares e outras entidades relevantes.

Centro de Controlo e Torre Sta. Maria (CONTATL):
- Prestar os serviços de tráfego aéreo de rota na RIV de Santa Maria.
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto de Santa Maria.
- Contribuir para a gestão dos fluxos de tráfego (ATFM).

Informação e Comunicações Aeronáuticas (ICAATL):
- Difundir as informações e comunicações  aeronáuticas aos vários utentes internos e externos.
- Prestar o serviço fixo e móvel de telecomunicações aeronáuticas da RIV de Santa Maria.
- Gerir as atividades do Centro de Comunicações de Santa Maria.

Torre Ponta Delgada (TWRPON):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto João Paulo II.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto João Paulo II.

Torre Horta (TWRHOR):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aproximação e de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto da Horta.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto da Horta.

Torre Flores (TWRFLO):
- Prestar o serviço de controlo de tráfego aéreo de aeródromo, de informação de voo e de alerta no aeroporto das Flores.
- Prestar o serviço de informação e comunicações aeronáuticas no aeroporto das Flores.

Procedimentos e Padrões Operacionais do Atlântico (POPATL):
- Colaborar na inventariação das necessidades dos órgãos do serviço de tráfego aéreo.
- Colaborar na definição de requisitos e padrões operacionais.
- Especificar e acompanhar a implementação de projetos no âmbito das telecomunicações aeronáuticas, especificamente na vertente radio telefonia.


Manutenção (MANATL):
- Assegurar o serviço de manutenção dos equipamentos e sistemas da RIV de Santa Maria, de acordo com os requisitos e standards definidos assegurando altos níveis de disponibilidade e fiabilidade dos mesmos equipamentos e sistemas.

Manutenção Telecomunicações e Supervisão (TELATL):
- Realizar a supervisão técnica dos sistemas e equipamentos aeronáuticos afetos à gestão de tráfego aéreo da RIV de Santa Maria.
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos de telecomunicações aeronáuticas localizados no Centro de Controlo de Santa Maria, na Torre de Santa Maria e nas estações exteriores a eles associadas.
 
Manutenção Eletromecânica (MELATL):

- Efetuar a manutenção dos sistemas eletromecânicos afetos a todos os centros de actividade das operações da RIV de Santa Maria.

Manutenção Ponta Delgada (MANPON):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto de Ponta Delgada e nas estações exteriores a ela associadas.

Manutenção Horta (MANHOR):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto da Horta e nas estações exteriores a ela associadas.

Manutenção Flores (MANFLO):
- Efetuar a manutenção dos sistemas e equipamentos localizados na Torre de Controlo do aeroporto das Flores e nas estações exteriores a ela associadas.

FIN & RH (FINPES):
- Realizar, na dependência funcional da Direção Administrativa e Financeira e da Direção de Apoio à Gestão de Recursos, as funções financeiras e de apoio à gestão de recursos, no âmbito da Direção.
- Assegurar todos os serviços de apoio informático, em coordenação com a área de Sistemas e Tecnologias de Informação da Direção Administrativa e Financeira.

Apoio Geral (NAPATL):
- Executar as atividades de cariz logístico e de gestão do expediente de modo a assegurar o funcionamento da Direção.
- Acompanhar a execução dos contratos de prestação de serviços (segurança, limpeza, etc…).
- Coordenar o pessoal auxiliar, o parque de viaturas e os motoristas da Direção.
- Assegurar o bom funcionamento do expediente e arquivo da documentação.
- Assegurar a manutenção e conservação do parque habitacional.
- Coordenar as ações decorrentes dos programas de SHST e do plano de segurança da DOPATL.
 

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