DIREÇÃO DE AUDITORIA E CONTROLO DE GESTÃO (DACG)

MISSÃO:
- Em coordenação com a estrutura da Empresa, assegurar o cumprimento das obrigações decorrentes dos requisitos regulamentares propondo e mantendo atualizado o Plano de Negócios da NAV Portugal.
- Definir o modelo de controlo de gestão que contribua para a política de planeamento estratégico da NAV Portugal, dinamizando o processo de Controlling e Reporting na Empresa e controlando, de forma integrada, a execução dos planos, operacional e de investimentos, de médio e de longo prazo.
- Elaborar um plano de ação que, de forma sistemática e contínua, avalie a eficácia dos processos críticos de gestão, identificando riscos e recomendando medidas de mitigação, contribuindo, assim, para a melhoria do desempenho e governance da Empresa.
- No âmbito do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, executar os Programas Anuais de Auditoria, acompanhando e monitorizando a implementação das medidas corretivas decorrentes de auditorias anteriores.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS SUB-ÁREAS:

Informação de Gestão (INFGEST):
- Em coordenação com as várias áreas da Empresa, estabelecer as linhas / planos de atuação futuros que suportem as estratégias definidas e permitam alcançar os objetivos fixados.
- Elaborar, de acordo com as diretivas do Conselho de Administração e em coordenação com a estrutura da Empresa, a proposta de Plano de Negócios a submeter à aprovação do Conselho de Administração.
- Implementar o sistema de indicadores de gestão, organizando o processo de recolha, análise, tratamento, distribuição e controlo dos indicadores de gestão.
- Contribuir, com informação referente aos indicadores de gestão, para a elaboração dos Documentos Anuais Instrumentos Previsionais de Gestão (IPG) e Relatório e Contas da Empresa.
- Acompanhar o desenvolvimento dos vários planos, identificando riscos e elaborando recomendações de melhoria decorrentes da análise dos desvios, relatórios periódicos e, sempre que necessário, análises custo-benefício.
- Coordenar, em articulação com a estrutura da Empresa, a preparação dos procedimentos para gestão em SAP do Programa de Investimentos, nomeadamente através da harmonização, do carregamento e da consolidação dos orçamentos e, posterior acompanhamento da realização física e monetária dos projetos.
- Assegurar o carregamento das Informações e Documentos de Gestão no sítio do Sector Empresarial do Estado (SEE) e no Sistema de Recolha de Informação Económica e Financeira (SIRIEF), dando cumprimento aos prazos fixados pelas tutelas.

Auditoria (AUDIT):
- Elaborar a proposta e monitorizar o Programa Anual de Auditorias, dando cumprimento ao estabelecido no Sistema Integrado de Gestão da Qualidade. 
- Efetuar as auditorias internas ao Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, bem como as auditorias específicas nas áreas operacionais, administrativas e financeiras, de recursos humanos, dos sistemas de informação e do âmbito do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas.
- Acompanhar e apoiar as auditorias conduzidas por entidades externas (INAC, APCER e outras).
- Analisar com os órgãos auditados os resultados observados, as conclusões e as recomendações apresentadas, definindo planos e datas de adoção das recomendações e acompanhar a sua implementação.
- Implementar um sistema de avaliação da qualidade do serviço realizado, com recurso a indicadores de desempenho.
 

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