NOTÍCIAS


NAV PORTUGAL RECEBE MINISTRO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE

IMG_2432

A NAV Portugal recebeu no dia 28 de Junho a visita do Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita.

Recebido pelo Conselho de Administração na sede da Empresa, o Ministro e respetiva comitiva estiveram reunidos no salão nobre, contando igualmente com a presença do Diretor de Operações da Região de Lisboa – Carlos Reis, responsável pelo Centro de Formação – Abel Paraíba, a Diretora do Gabinete de Comunicação e Imagem – Sofia Azevedo e a Chefe do Gabinete de Assessoria Técnica do IMT (entidade organizadora da visita do Ministro a Portugal) Magda Lima Monteiro.

Após o visionamento do filme institucional da Empresa, bem como o que espelha a capacidade formativa de natureza técnica e operacional da NAV Portugal, o Ministro de Moçambique deu a conhecer o objetivo da visita e as necessidades para as quais pretende obter apoio por meio de parcerias e protocolos de colaboração em Portugal. No âmbito da aviação civil estabeleceram-se contactos firmes de parceria, que a curto/médio prazo resultarão certamente em acordos que passarão pela formação técnica e operacional em vários domínios. Este interesse foi igualmente sublinhado pelo Presidente do Conselho de Administração, TenCor. Albano Coutinho, ao garantir a total disponibilidade da NAV Portugal, na medida das suas possibilidades, para permitir a formação e consultoria com vista à modernização das infraestruturas Moçambicanas na área ATM, CNS e certificação técnica e operacional.

Em linha com o interesse demonstrado, a comitiva de Moçambique e os responsáveis da Empresa dirigiram-se seguidamente para o Centro de Formação onde foram dadas a conhecer as suas mais variadas valências, nomeadamente os simuladores de aeródromo, de radar bem como as salas de formação devidamente equipadas para fazer face aos mais diversos cursos que aqui são ministrados.

Nesta visita a Portugal o titular da pasta dos Transportes e Comunicações de Moçambique foi recebido pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, reunindo-se Igualmente com os responsáveis pela Infraestruturas de Portugal, Autoridade Nacional de Aviação Civil e o Grupo Rangel.

No dia anterior tinha já rubricado um memorando de entendimento no âmbito do transporte marítimo e portuário, sendo esta colaboração assinada em Leixões com o ministério do Mar, de Ana Paula Vitorino.

A delegação do Ministro Carlos Mesquita contava com o Presidente do Instituto Nacional da Aviação Civil, o Presidente dos Correios de Moçambique, o Administrador dos Portos e Caminho-de-ferro de Moçambique, o Diretor Nacional das Relações Internacionais do Ministério dos Transportes e Comunicações, o Chefe de Departamento de Cooperação Bilateral do Ministério dos Transportes e Comunicações, o Diretor de Prevenção e Combate a Poluição Marinha no INAMAR e a Embaixadora de Moçambique em Portugal.

No final desta sua primeira visita à NAV Portugal, e como habitual nestas circunstâncias, o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Mesquita, foi convidado a assinar o livro de Honra da Empresa.

IMG_2434
A Diretora do Gabinete de Comunicação e Imagem – Sofia Azevedo , o Diretor de Operações da Região de Lisboa – Carlos Reis, o Conselho de Administração (Drª Egídia Martins, TenCor. Albano Coutinho e Engº Francisco Gil), o responsável pelo Centro de Formação – senhor Abel Paraíba e a Chefe do Gabinete de Assessoria Técnica do IMT, Drª Magda Lima Monteiro



IMG_2459
O CTA Rodrigo Vaz explica aos visitantes as funcionalidade do novo Simulador de Aeródromo existente no Centro de Formação da NAV Portugal


IMG_2497
Sala do Simulador Radar


IMG_2511
O Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique assina o Livro de Honra da NAV Portugal